10 Dicas para Ser Um Ótimo Lutador da Muay Thai

De origem tailandesa, o Muay Thai caiu no gosto dos brasileiros, tanto de homens quanto de mulheres – que, aliás enche as turmas das academias de artes marcias -. Este é o tipo de luta que define o corpo e usa tanto os membros superiores e inferiores para atacar ou se defender.

O Muay Thai é uma arte marcial que trabalha intensamente a flexibilidade e agilidade do corpo. Para ser um bom praticante de Muay Thai, você precisa de um bom desempenho e condicionamento físico para aguentar o combate e os treinos. Exatamente por este motivo é que separamos 10 dicas para que você possa se tornar um excelente lutador ou lutadora desta arte marcial tailandesa! Oss!

Vale lembrar que o uso combinado de técnica e força é que farão toda a diferença, por isso que é preciso cuidar da sua saúde e do seu corpo para que ele aguente o tranco!

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

 

Cuidados com as articulações:

Usa-se as articulações quase que o tempo inteiro nesta arte marcial: os punhos, joelhos e cotovelos fazem parte dos golpes e defesas do Muay Thai, justamente por isso que é importante que não se tenha lesão em uma articulação, portanto, cuidar da sua suplementação e alimentação é essencial para manter o corpo saudável.

Está lesionado? Então cuide disso:

Por menor que ela seja, se está sentido dores o ideal é que se dê a importância que ela merece. Pode parecer pequeno, mas o problema poderá aumentar mais na frente e isso causar adversidades. Uma lesão pode colocar em xeque a sua atuação como lutador e interromper a sua carreira, portanto, cuide de todas as suas lesões e nunca ignore-as.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

 

Treine sempre, nunca deixe a sua melhor desculpa te impedir de suar a camisa:

Tem dias que você vai acordar desmotivado e se você deixar que esta baixa de energia te impedir de treinar, provavelmente você ficará para trás. O lutador precisa trabalhar o psicológico para não deixar que a preguiça tome conta da rotina, bem como também é importante saber dosar o excesso de treinos também. O melhor combatente é aquele que tem equilíbrio!

A importância de treinar a mente tanto quanto o corpo:

Já ouviu aquela frase: ‘mente sã, corpo são’. Por isso mesmo que treinar a mente é parte essencial para o lutador de Muay Thai. Aproveite para esbanjar na meditação e na concentração, pois isso vai te ajudar a encarar todos os tipos de combatentes, dos mais agressivos aos mais tranquilos. Dar foco na força mental para aguentar o combate até o fim é importantíssimo.

Seja firme o tempo todo e colha os frutos da vitória:

Nunca baixe a guarda e nunca ache que o oponente é pior que você. O excesso de confiança não tem nada a ver com humildade e esta não é a filosofia das artes marciais. Mantenha a guarda alta e não abra, pois será assim que você vai encontrar o ataque certo para lutar e respeitar sempre o seu combatente. Ser firme e ter concentração vai te ajudar a nunca falhar na sua técnica.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

 

Treinar a postura é importante para o lutador de Muay Thai:

Não vacile na sua postura. Um bom praticante de Muay Thai é aquele que não descuida da postura e enfrenta o adversário sem medo. Treine em frente ao espelho se for preciso para deixar a sua postura impecável e verás que isso vai fazer toda a diferença entre ganhar ou perder.

Alimentação antes de depois dos treinos:

Para todo lutador, a alimentação é fundamental para que ele possa manter a sua saúde e a sua energia durante treinos e combates. Cuide dela e se alimente da forma correta. Se possível tenha um nutricionista desportivo do seu lado para que ele possa te passar a dieta correta de acordo com as suas necessidades.

Nunca ignore os ensinamentos do seu mestre:

O seu mestre é a ponte entre você e o sagrado. Tudo o que ele disser é lei e seguir estes ensinamentos é importante para a melhora da sua performance e desempenho como praticante de Muay Thai. Estabeleça uma relação de amizade e respeito com ele e isso vai te tornar um ótimo praticante desta arte marcial em questão.

Siga a filosofia das artes marciais dentro e fora da academia:

Todas as artes marciais tem uma filosofia de vida associada e ela deve ser seguida dentro e fora dos tatames, ringues ou octógonos por seus alunos. O bom praticante de Muay Thai é aquele que segue os preceitos do seu mestre e se apropria da filosofia das artes marciais em todos os aspectos da sua vida.

Procure uma academia de artes marciais séria: 

A Team Nogueira tem uma metodologia ímpar nos ensinamentos de técnicas de Muay Thai com professores altamente qualificados para te ajudar a se tornar um lutador como você sempre quis.  O Momento do Mestre, por exemplo, é um tempo reservado para o mestre conversar com os alunos depois dos treinos é essencial para criar vínculo, mudanças comportamentais e sociais do lutador.

De acordo com a o Manual de Lutas do Muay Thai da Team Nogueira, “em todas as aulas, dentro de nossa metodologia, é estimulada uma práxis pedagógica, no que chamamos o momento do mestre. Que tem como principal objetivo refletir sobre nosso papel enquanto lutadores, sujeitos/cidadãos e como podemos contribuir para uma sociedade melhor”, pois acreditamos que são componentes importantes dentro de nosso processo ensino-aprendizagem, criatividade, imaginação e conhecimento para a formação do faixa preta Team Nogueira.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

administrador