O que dar de comer para meu filho depois do treino de artes marciais?

Veja aqui as dicas do nutricionista Francis Erick para os papais prepararem lanches e refeições completas para os pequenos reporem as energias depois das aulas de Muay Thai, Judô e Jiu-Jitsu.

Você já se perguntou o quanto de energia e sais minerais o seu filho pode perder durante um treino na academia de artes marciais? É muito importante saber que alimento pode repor todos os nutrientes perdidos, pois as aulas vão gastar calorias, bem como fontes energéticas que são necessárias repor. Exatamente por este motivo é que fizemos uma listinha básica para que você não erre na hora das escolhas no mercado.

Vale lembrar que uma alimentação balanceada e bons hábitos alimentares irão sempre ajudar ao seu filho a manter a motivação nos treinos, além de eliminar aquela preguiça de estudar ou manter suas rotinas durante o dia. Já ouviu aquele ditado popular: “Saco vazio não para em pé”? Então, é justamente disso que estamos falando e não queremos que aconteça com o seu filho!

Segundo nutricionista Francis Erick, da Team Nogueira, “até mesmo uma alimentação saudável pode ser muito calórica, por isso que tem que ter uma avaliação nutricional de acordo com o seu peso e a sua altura que não é igual a todos. Por isso que mesmo algumas coisas saudáveis podem se tornar verdadeiras bombas calóricas se você não estiver gastando da forma certa”, ressalta o especialista.

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Dicas do nutricionista:

Dica 1 – Repor os sais minerais é importante:

Dica: você pode fazer picolés com água de coco para o verão

O ideal é repor sempre os sais minerais, então uma água de coco é interessante. Os pais podem usar água de coco no preparo de sucos e oferecer aos filhos depois dos treinos e até mesmo como opção de lanche para o recreio na escola.

Dica 2 – Proteínas para o lanche ficar mais rico:

De acordo com o nutricionista Francis, um ovo mexido ou um pão integral com queijo de minas é importante como uma opção de lanche pós treino para as crianças. “Uma coisa que passo sempre quando a criança é bem magrinha é uma sopinha de inhame, músculo e ervilha, pois isso vai ajudar a ela a ganhar peso. O inhame é um tubérculo que aumenta a imunidade e o músculo batido é uma proteína leve”, avalia.

Dica 3 – Evite os biscoitos recheados e refrigerantes:

Um suco natural sempre faz bem 🙂

Muitos pais acham que pelo o filho estar praticando uma atividade física que liberar com mais frequência certas besteirinhas não tem problema, no entanto, isso não é verdade. Quanto menos puder oferecer alimentos industrializados, melhor para a saúde do seu filho. Procurar descascar mais e desembrulhar menos vai ajudar a ele a manter bons hábitos alimentares e de vida. Você sabia que um pacote de biscoito recheado equivale a 8 pães franceses?

Na dúvida é sempre bom procurar um especialista em nutrição para ajudar em uma dieta balanceada para o seu pequeno. É importante que ele tenha uma rotina bem planejada com prática de atividades físicas e vida saudável. Organizar a rotina dele e de toda a família em planilhas pode ajudar no preparo de marmitinhas, entre outras coisas.

Muitos pais colocam desculpa na falta de tempo, mas a maioria os alimentos pode ser congelado em pequenos potes e somente esquentar conforme a necessidade. Se você tirar um dia para prepará-los e depois for usando durante a semana, além de economizar dinheiro, estará proporcionando melhores condições de refeições para todos da sua casa.

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