Hábitos alimentares dos pais influenciam na alimentação dos filhos

Hábitos alimentares dos pais influenciam na alimentação dos filhos

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, OMS, 7,3% crianças brasileiras de até 5 anos estão acima do peso. A notícia, além de assustadora, é um ponto a ser levado muito à sério pelos pais e responsáveis que mantêm hábitos alimentares ricos em carboidratos, frituras e açúcares, afinal de contas, os filhos nesta idade comem o que os pais oferecem como opção de cardápio.

Crianças de 5 a 9 anos não possuem autonomia para escolher o que comer ou pagar pelo seu alimento. Elas se alimentam exclusivamente do que os seus pais oferecem. O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, em sua pesquisa intitulada POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), chegou à conclusão que os pequenos desta idade estão acima do peso que é recomendado pela OMS.

O problema é tão grave que o Ministério da Saúde alertou que 1/5 da população infantil está obesa e passando por problemas como hipertensão, diabetes, doenças renais, cardiovasculares e cerebrais. Ou seja, mesmo que sem o menor intuito de causar todos estes transtornos, os pais têm responsabilidade direta na introdução de hábitos que podem resultar em enfermidades como as descritas acima.

A boa notícia é que: para que as crianças gozem de saúde e bem estar ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. Neste artigo você vai encontrar alguns erros e acertos a serem seguidos a fim de que possamos, juntos, minimizar e até mesmo erradicar a obesidade infantil no nosso país.

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O que você NÃO deve fazer:

  • Não obrigue ao seu filho comer mais do que ele consegue.
  • Evite ficar premiando seu filho com alimentos calóricos e doces.
  • Não castigue seu filho a ficar sem fast food por algo que ele tenha feito de errado.
  • Não festeje acontecimentos importantes da vida do seu filho oferecendo comida calórica.
  • Evite o consumo diário de chocolates, refrigerantes, doces em geral.
  • Não ofereça comida pronta para seu filho por falta de tempo.
  • Não compre no mercado guloseimas e doces e deixe disponível na dispensa.

O que você DEVE fazer:

  • Permita que o seu filho ajude no preparo do seu próprio alimento.
  • Façam a lancheira da escola juntos e crie este hábito com os familiares.
  • Sempre que possível converse com seu filho sobre a importância de uma alimentação saudável.
  • Incentive aos filhos a beberem bastante água durante o dia e beba também.
  • Um bom relacionamento da mãe com seu filho leva à criança de bons hábitos alimentares. As mães carregam o primeiro alimento do filho, ela é a fonte de inspiração desde o ventre.
  • Visitem periodicamente o pediatra e faça revisões e exames de rotina sempre que necessário.
  • Cuide para que as crianças não pulem as refeições durante o dia a dia.
  • Ofereça uma alimentação saudável e variada com carnes, farinhas, verduras, frutas, etc.

E por último, porém não menos importante: Incentive às práticas de atividades físicas!

Toda criança precisa se movimentar para gastar energia e para ajudar na concentração. Com estes índices alarmantes da OMS, IBGE e Ministério da Saúde, se faz imprescindível criar hábitos de atividades físicas para as crianças que já sofrem com a obesidade infantil, bem como as que não possuem a doença, mas precisa de um direcionamento para não vir a sofrer mais tarde.

As artes marciais neste sentido são essenciais para a vida de uma criança. Procure uma escola de arte marcial séria e matricule o seu filho. Aproveite também para se exercitar. Na Team Nogueira, por exemplo, possuímos uma metodologia forte com crianças a partir de 4 anos que foca não somente na apreensão de técnicas, mas também em valores como disciplina e responsabilidade que são primordiais para que ele possa fazer escolhas saudáveis e conscientes para a sua vida.

Fique com este vídeo do PhD. Alex Souto Maior e entenda o motivo pelo qual a Team  Nogueira pode ajudar a sua família.

 

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