Por que as artes marciais vão deixar o seu filho mais saudável? Descubra:

Por que as artes marciais vão deixar o seu filho mais saudável? Descubra:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil já é considerada uma doença epidêmica; Especialistas afirmam que as artes marciais podem mudar este quadro. Entenda.

Segundo Francis Erick, nutricionista da Team Nogueira, podemos considerar dois fatores de risco que podem levar aos pequenos a desenvolverem a obesidade infantil. O sedentarismo e os hábitos alimentares deturpados são os principais agravantes pelos quais as novas gerações estão se submetendo. Além da obesidade infantil, as nossas crianças estão também correndo risco de desenvolver mais cedo doenças cardíacas e problemas posturais ligados ao excesso de peso.

No que tange ao sedentarismo, convivemos com crianças que estão, a cada dia, mais conectadas ao mundo virtual e, por conseguinte, praticando menos atividades físicas. Se outrora, os filhos passavam o tempo brincando de amarelinha e de queimado no quintal de casa ou na rua com os amigos, hoje eles estão nas redes sociais e jogando vídeo games, estagnados.

Obviamente que os tempos são outros. Não que seja certo combater a tecnologia, muito pero contrário, pois o mundo evolui. No entanto, o equilíbrio é importante que exista para que estas crianças possam aproveitar o melhor dos dois mundos, o virtual e o das atividades físicas. Dentro deste contexto, para Francis Erick, as artes marciais são muito importantes para que as crianças possam entrar em contato com uma filosofia de vida que englobe o respeito ao próximo e a manter bons hábitos alimentares.

“As artes marciais são fundamentais para uma criança porque elas desenvolvem dois propósitos interessantes: o respeito, pois o mestre ou professor passa o tempo todo ensinando normas e disciplinas. O segundo propósito versa sobre a questão de praticar uma atividade física, só para se ter uma ideia, as artes marciais podem queimar cerca de 1500 calorias por aula. Então, se comparado com quem faz uma hora de esteira por dia, seriam quatro horas de esteira o equivalente a quem pratica artes marciais”, ressalta o nutricionista.

Clique Aqui e Participe de um Aulão especial com o seu pequeno na Team Nogueira em comemoração ao Dia das Crianças e Ganhe 1 Semana Grátis!

 

Alimentos Industrializados:  Vilão Silencioso

Se por um lado a criança precisa praticar uma atividade física e já vimos que as artes marciais é uma boa opção, por outro, nada adianta matricular o seu filho em uma academia se os hábitos alimentares deles não são condizentes a sua nova realidade. Para a nutricionista Luma Monteiro, da Minha Nutri, na Barra da Tijuca, a correria do dia a dia leva as famílias a fazerem escolhas erradas, optando por alimentos industrializados, cheio de sódio, açúcares, gorduras e conservantes. Em longo prazo, podem levar a sérios riscos à saúde, tais como cardiopatias e aumento da pressão arterial. “Nunca é tarde para cuidar da alimentação, mesmo quem já está em obesidade deve começar o quanto antes”, avalia.

O nutricionista Francis Erick relata que “as crianças são o nosso espelho, é claro que os pais dando exemplo, elas vão seguir. O problema é quando os pais não tem uma alimentação saudável […] então vai ficar complicado exigir algo deles que eles não veem acontecer. Se o seu filho ver você comendo um biscoito recheado todo o dia, ele também vai querer. Atualmente a gente sabe que a alimentação industrializada é o maior causador de problemas cardíacos e obesidade infantil, faz parte da responsabilidades dos pais cuidarem disso”.

Uma criança precisa estar com a dieta formada até os 10 anos:

Ainda de acordo com o nutricionista da Team Nogueira, todas as células gordurosas são formadas no período em que a criança está em crescimento, a questão é que mesmo ela sendo magra, se não estiver tendo uma alimentação correta, vai sofrer as consequências disso depois. Estas células vão continuar aumentando de tamanho e quando chegar o período da adolescência, com um ‘boom’ hormonal, isso ainda pode piorar.

Sendo assim, os pequenos precisam comer bem desde cedo, com uma dieta formada até os 10 anos para que não haja problemas com obesidade infantil e distúrbios alimentares. Os alimentos saudáveis precisam ser introduzidos de forma gradual e simples para não haver traumas.

Clique Aqui e Participe de um Aulão especial com o seu pequeno na Team Nogueira em comemoração ao Dia das Crianças e Ganhe 1 Semana Grátis!

 

Os problemas posturais causados pelo excesso de peso:

Para a fisioterapeuta Renata Paiva, da Clínica CRP Fisioterapia, localizada no Recreio, o excesso de peso pode causar diversas doenças posturais em uma criança e um dos principais riscos disso é que como o corpo ainda está em formação, estas deformidades adquiridas podem causar muitas dores e até mesmo complicar na hora de praticar uma atividade física.

“O excesso de massa corporal, na criança obesa ou com sobrepeso, pode acarretar diminuição da estabilidade e necessidade de busca de mecanismos de adaptação de postura. Assim há uma modificação do eixo de equilíbrio habitual, resultando em aumento da lordose lombar, com protrusão do abdome e inclinação anterior da pelve (anteversão). Com o passar do tempo, surgem encurtamentos e alongamentos excessivos, que em combinação com a inclinação anterior da pelve levam à rotação interna dos quadris e ao aparecimento dos joelhos valgos e dos pés planos”, explica a fisioterapeuta.

Portanto, a ideia é que realmente os pais não permitam que a obesidade infantil se faça presente na vida de seus filhos, pois apesar de ser algo, muitas vezes reversível, causa sofrimento tanto psicológico quanto físico. E as pequenas atitudes dentro de casa é que vão fazer toda a diferença.

A especialista ainda ressalta que se o tempo passar e nada for feito, essa criança levará problemas estruturais para a vida toda.

Benefícios de praticar artes marciais quando criança ou jovem:

Segundo o Manual de Virtudes da Team Nogueira, o programa de aulas Kids visa formar cidadãos/esportistas, conhecedores das técnicas de lutas, somado aos princípios filosóficos, capacidades de escolha, decisão e autonomia. Valores fundamentais para uma formação para além dos tatames, ringues octógonos e dojôs.

A metodologia Team Nogueira busca transmitir conhecimentos técnicos das diferentes modalidades esportivas de combate, junto com a história e a filosofia das lutas e artes marciais, perpassando esses valores tanto para a prática esportiva quanto para a vida cotidiana. Neste sentido a sala de lutas torna-se, também, um laboratório de metáforas que o acompanharão para sempre.

Participe do nosso aulão de Dia das Crianças:

Pensando em criar uma relação mais próxima entre os pais e filhos, a Team Nogueira está lançando evento em comemoração para o Dia das Crianças. Todas as franqueadas farão um aulão comemorativo, além disso, comparecendo no evento, você vai ganhar 1 semana gratuita na Team Nogueira.

Clique Aqui e Participe de um Aulão especial com o seu pequeno na Team Nogueira em comemoração ao Dia das Crianças e Ganhe 1 Semana Grátis!

administrador