COLUNA ROGÉRIO MINOTOURO: Você sabe como formar um time vencedor?

COLUNA ROGÉRIO MINOTOURO: Você sabe como formar um time vencedor?

Esta semana eu estive trabalhando muito nestes pontos e fiquei me perguntado quais são as características que um time vencedor tem. Invariavelmente, em todas as minhas linhas de raciocínio, chegava em um denominador comum: o time precisa sentir a mesma gana que você, gestor de uma empresa, para fazer as engrenagens de todo processo darem certo.

Ou seja, é preciso haver uma congruência de valores do colaborador com o a da empresa. Esta é uma máxima de gestão ao qual, particularmente eu, gosto muito e tenho visto em todos os lugares do mundo.

Em Fortaleza, em treinamento com a PWR Gestão

Colocar uma pessoa dentro da sua equipe é algo realmente sério. Eu penso que temos que demorar para contratar, realizar testes, conversar, sentir o valor que o colaborador possui em diversas esferas da vida. Muitas pessoas vão dizer que sai caro colocar alguém competente na equipe. Porém, você já colocou na ponta do lápis os custos de inserir alguém na sua empresa que não corresponde às suas expectativas? Sai muito mais caro alguém incompetente…

Todos nós, líderes de empresas, precisamos levar em consideração um processo de seleção que possa ser capaz de regular o perfil profissional da pessoa que está sendo contratada com os valores da companhia. Não dá para simplesmente contratar o primeiro que aparece quando uma bomba estoura, afinal de contas, a chance de isso dar certo é muitíssimo baixa.

 

  • É preciso fazer a equipe participar de um processo de contratação.
  • Faça um processo de contratação longo e bem criterioso.
  • Contrate devagar para evitar problemas futuros.
  • Há lugares que fazem um processo de contratação contínuo, mesmo não tendo vagas.

Nestes casos, basta falar a verdade e deixar claro ao concorrente que a vaga é para o banco de talentos da empresa para posteriores oportunidades. E quando você precisar de alguém, já tem uma série de pessoas aptas para ocupar o cargo, de acordo com os seus valores e com um perfil profissional que vai de encontro com a sua empresa.

Atrair as pessoas certas vai te ajudar a alcançar o sucesso do seu negócio. Você só vai conquistar o mercado com as pessoas que possuem os mesmos valores, que tenham a mesma gana pelos objetivos da empresa, aquelas que lutam pelos ideias e pelas metas traçadas para a equipe. É muito importante ter os colaboradores corretos, pois somente assim você irá conseguir direcionar as forças para o caminho correto.

Oss

Rogério Minotouro

Você gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos e líderes de equipe da sua empresa. Comecem a semana já planejando as ações mais assertivas!

 

administrador