Coluna Rogerio Minotouro – Liderança: Qual é o papel do gestor de uma academia de lutas

Hoje eu gostaria de falar de um tema muito importante em várias academias, em empresas e até mesmo em nossa casa: Liderança!

Muitos de nós, sem perceber, temos uma grande responsabilidade nas mãos. Somos líderes em diferentes segmentos nos quais atuamos. Podemos ser líderes em nossa casa com nossos filhos, em nossas aulas liderando os nossos alunos, em nosso setor no trabalho, lideres da empresa, gestores, etc…

Durante leitura do livro “O Monge e o Executivo” que fala sobre liderança, pude notar a importância dos relacionamentos entre os integrantes de qualquer time… Que existe a liderança por poder e a liderança por autoridade.

Além disso, o livro disserta sobre como a paciência e o autocontrole podem ter papel fundamental na solução dos problemas pelos quais muitos lideres passam.

Um líder diferenciado deve ser capaz de operar transformações em si mesmo e no ambiente em que atua, auxiliar o desenvolvimento de seus liderados através da sua influência, fazer com  que esse liderado tenha consciência do papel dele e que ele tem influência em todo o sistema . Toda organização alcança o sucesso por meio do êxito do grupo como um todo, todo líder alcançará seus objetivos contando com a colaboração de sua equipe.

O maior propósito de um líder é conduzir o seu time a melhores resultados, esse é  seu verdadeiro papel em todo o processo que se desenvolve na organização.

Existe uma diferença fundamental entre um chefe que detém poder, assim liderando por poder e usando a sua posição na organização para que suas vontades sejam atendidas por todos aqueles que são seus subordinados. E, um líder, por sua vez, que lidera por autoridade, pois leva as pessoas a realizar suas tarefas por vontade própria, baseadas na confiança, naquele que lidera e nas intenções de seus atos. Para um chefe, o fator preponderante para ter sua determinação acatada é um cargo, para o líder o que move os seus liderados é sua influência pessoal.

Autoridade não se impõe, mas se conquista com um tempo através de construção de relacionamento de confiança mútua.

 

Clique Aqui Para Ver Outros Artigos do Nosso General Minotouro!

 

Uma parte que chama muita atenção nesse livro é a parte que fala que o maior líder, que conquistou autoridade por meio do serviço ao próximo, é a figura de Jesus Cristo. Ninguém como Ele foi capaz de liderar e influenciar tantas pessoas até os dias de hoje.

Essa influência é construída sempre que servimos aos outros e nos sacrificamos por eles, sendo esse tipo de atitude totalmente passível de aprendizado, por meio da reeducação dos indivíduos, treinamentos e exercícios.

O líder é aquele que conduz e inspira os seus liderados para a ação, mas também, aquele que satisfará suas necessidades, bem como saberá lhes dar limites.

O papel do líder servidor é colocar-se a serviço de sua equipe, tendo na satisfação de seus liderados sua primeira preocupação. A busca pelo bem estar profissional e pessoal de cada integrante de uma equipe.

Fazendo cada membro se sentir estimulado, sentindo-se parte real do todo, os membros tendem a retribuir com parceria, dedicação e conferência da autoridade, como mencionado anteriormente.

Na liderança servidora, o líder é aquele que não impõe, mas sim aquele que inspira. Um líder servidor investe nos relacionamentos interpessoais. Liderança é a vontade de transformar nossas intenções em ações.

Um bom relacionamento entre o time é a base de qualquer organização de sucesso. O bom líder deve preservar da melhor forma possível o relacionamento dele com a sua equipe.

Para ter liderança é preciso prestar atenção nas reais necessidades das pessoas, as escutando ativamente e estando 100% presente sem estar pensando em outra coisa ou fazendo outra coisa. É uma questão de respeito estar 100 % presente para alguém, escutando suas necessidades… Empatia: total presença.

Ele deve ser exemplo de autocontrole. Se o líder gritar e perder o autocontrole, pode ter certeza que o time vai perder o autocontrole também. Criar um ambiente seguro onde as pessoas não vão ficar pensando que vão ser advertidos é essencial, o líder deve ter a obrigação de fazer com que as pessoas se responsabilizem por suas tarefas. No entanto, sem machucar a dignidade dos seus liderados.

O grande desafio é indicar a distância do desempenho do seu liderado  ao que é esperado de desempenho pela organização.

E esse feedback deve ser passado  de forma serena , honesta , respeitosa e firme..

A principal características de um bom líder é a: Inspiração

Inspirar o seu time é fundamental para ser líder. Ser a inspiração que incentiva os liderados a agir tendo a sensação de que realmente fazem parte do sistema, manter todos os liderados envolvidos com os projetos, resultados e com a organização. Ser inspiração é liderar, por exemplo, é andar ao lado, estimular ação, é ser modelo a ser seguido, é ser espelho diante do qual seus liderados se colocarão sempre que buscarem uma referência a ser seguida.

administrador