Crianças perfeitas, filhos depressivos  – Entenda como a pressão dos pais pode prejudicar no desenvolvimento

Crianças perfeitas, filhos depressivos  – Entenda como a pressão dos pais pode prejudicar no desenvolvimento

De acordo com a APA, American Psychological Association, o problema da depressão entre as crianças e adolescentes tem origem na exigência exacerbada dos pais que podem provocar depressão, baixa autoestima, ansiedade e um quadro elevado de mal estar emocional.

Pesquisa de Randy P. Auerbach, professor assistente da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos revela que “estudos prospectivos realizados no meu laboratório demonstraram que os adolescentes deprimidos geralmente utilizam comportamentos de risco (por exemplo, comportamentos sexuais precoce, uso de substâncias) para atenuar o comprometimento doloroso negativo associado aos sintomas depressivos”, analisa o especialista.

Ou seja, dentro do contexto, o risco de os pais desencadearem problemas sérios para os filhos por conta de exigências em demasia aumenta na medida em que os jovens e as crianças se sentem oprimidos e obrigados a realizarem determinadas tarefas somente porque os pais assim desejam.

Pais que exigem vitórias dos filhos em competições de artes marciais:

Nas artes marciais não é diferente. Os pais precisam estar atentos em suas ações porque algumas exigências tais como passar para os filhos que eles precisam se tornar campeões, vencer sempre todas as competições, entre outras, pode gerar um estresse e ansiedade muito grande nos pequenos e nos jovens a ponto de eles passarem a frequentar a academia somente para atender o que os pais querem ou procurar válvulas de escape em vícios ilícitos, como revela o estudo acima.

Enquanto na verdade o objetivo é justamente ao contrário. Segundo a metodologia de ensino da Team Nogueira, a nossa rede de academia prisma pela capacidade de desenvolvimento integral de nossas crianças, nosso objetivo principal é torná-las cidadãos honestos, perspicazes e altamente capazes de irem atrás de seus objetivos, sem esperar que eles caiam em seus colos envoltos em inseguranças e fragilidades emocionais.

Sendo assim, o trabalho com as artes marciais precisa ter um campo fértil para ser desenvolvido, sem pressões externas que possam prejudicar este elo que está sendo criando. Antes de qualquer troféu, de vitórias e da possibilidade de uma criança que pratica artes marciais na Team Nogueira se tornar um lutador famoso, os nossos professores estão prontos para preparar seus alunos ou discípulos em cidadãos com valores que eles saberão utilizar para o bem, de forma defensiva e positiva para ajudar a si próprio ou ao próximo e nunca de maneira abusiva e ofensiva.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

 

Como os pais podem ajudar os professores de artes marciais:

Ou seja, o papel dos pais em ajudar o professor é fundamental para que a filosofia das artes marciais seja introduzida da forma mais assertiva, auxiliando as crianças e aos jovens e nunca impondo vitórias e alta performance. Com o tempo, se os alunos se destacarem e se assim for da vontade dos pais em comum acordo com os filhos, os treinadores começam a trabalhar a mente e o corpo dos futuros atletas.

O que queremos dizer é que não adianta pressionar os filhos para eles serem os melhores, pois este tipo de atitude pode gerar, conforme estudo da escola de medicina de Harvard, o efeito contrário nos alunos e acabar desenvolvendo doenças psicológicas para eles.

“Se eles demonstrarem aptidões para disputarem campeonatos e se for da vontade deles, um trabalho específico para isso é também adotado. Mas, queremos deixar claro que todos os esforços que mantemos com as aulas de artes marciais para crianças perpassa pelo desenvolvimento psicológico delas, além de educação e contribuição para o trato social, objetivando eliminar a timidez e outros conflitos internos que, porventura, possam ocorrer”, avalia o Dr. Jorge Felipe Columá.

Neste sentido, as artes marciais podem ser o aporte para eliminar tais problemas:

Nossos professores foram capacitados para receber crianças de todas as idades e respeitar cada fase. Sabemos que são fisiologias diferentes, história de vidas distintas e objetivos divergentes. Portanto, o método Team Nogueira visa respeitar cada um destes detalhes e trabalhar todos buscando sempre o desenvolvimento de suas aptidões em sua integralidade.

Para a psicóloga Camila S. Araújo, “a partir do momento em que ela [a criança] tem a compreensão do mundo a sua volta e do seu papel dentro dele, e da importância da família para o seu desenvolvimento pessoal e social, é possível considerarmos a ativação do sistema de recompensa da criança. O que seria isso? Nesse caso, seria a criança percebendo que através das artes marciais, ela tem um retorno afetivo e social interessante, e que isso a beneficia de diversas maneiras. Tanto na questão de pertencer a um grupo, quanto na questão de praticar a atividade em si, na questão de superar desafios, alcançar metas, aprender novidades e ser estimulada constantemente. Isso explica o interesse que muitos jovens têm em dar continuidade à prática de artes marciais até a vida adulta”.

Venha conhecer a Família Team Nogueira e faça o seu Free Pass de 3 Dias Gratuitos em qualquer unidade.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

administrador