Como a Defesa Pessoal Pode Ajudar ao Seu Filho Em Situações de Conflito

Como a Defesa Pessoal Pode Ajudar ao Seu Filho Em Situações de Conflito

As artes marciais agem de maneira a equilibrar os sentimentos e ensina, antes de tudo, que é preciso ter respeito ao próximo e encarar a vida e as situações com segurança, humildade e honestidade.

Uma das principais características dicotômicas em que as artes marciais se encontram envolvidas no imaginário popular é o julgamento precoce de que se trata de lutas violentas. No entanto, quem praticou o esporte pelo menos uma vez na vida sabe bem que a filosofia apreendida dentro do tatame, ringue ou octógono é justamente o contrário. Dentro de uma academia de artes marciais se luta e não se briga.

Talvez este seja um dos motivos pelos quais muitos pais ainda sentem receio de matricular o seu filho em uma arte marcial como o Jiu-Jitsu ou o Muay Thai, por exemplo. É muito comum ver os adultos, que ainda não tiveram contato com esse mundo, acreditar que os seus pequenos podem se tornar violentos se aprenderem técnicas de artes marciais ou defesa pessoal.

Contudo, de acordo com Alexander Souza, pai do Arthur, aluno da Team Nogueira, ter colocado seu filho em uma academia de artes marciais foi um divisor de águas na vida dele. “Eu tinha diversos problemas com o Arthur nesse sentido [ele era um menino briguento e que se envolvia em muitas confusões]. Cheguei a precisar encaminhá-lo a terapias, tamanho os problemas que eu enfrentava, principalmente na escola. Por sorte, a melhor terapia acabou sendo o Judô. Hoje ele outro menino, e tem sua energia totalmente canalizada de forma positiva. Só tenho a agradecer ao esporte”, relata.

Clique Aqui Para Ganhar Seu Bônus de 3 Dias de Free Pass na TN!

 

Como a Defesa Pessoal pode ajudar o seu filho em situações de risco?

Se por um lado as artes marciais ajudam as crianças a canalizarem suas energias em algo que realmente vai fazer a diferença para a sua vida, torando-os pessoas mais tranquilas e menos briguentas, conforme ressalta o pai do Arthur, por outro lado, em meio a tantas notícias de violências que vemos todos os dias nos noticiários, as artes marciais também podem garantir que os filhos saibam se defender em situações de risco, bem como a procurarem recuar antes mesmo que tais situações possam ocorrer.

Dentro deste contexto, saber se defender é fundamental. Contudo, alguns pais também podem ficar receosos quanto ao fato de que os filhos podem cometer algum tipo de erro e acabarem reagindo e colocando ainda mais em risco a sua integridade física. Entretanto, segundo o mestre de Jiu-Jitsu, Fabio Soró, da Team Nogueira, “os pais devem confiar na arte marcial, devem confiar no Jiu-Jitsu como um sistema de defesa pessoal porque na verdade não se trabalha com a agressividade, muito pelo contrário, ele trabalha a autoconfiança que é um agente equalizador de energias. Tanto o menino que se sente mais fraco, vítima de bullying e tanto aquele que se sente mais forte e quer oprimir um coleguinha. Então todas estas energias se equalizam, logo, o Jiu-Jitsu tem a capacidade de amansar o forte e dar força ao fraco”, justifica.

O mestre ainda explica que o motivo principal tanto do agressor quanto do agredido é a baixa autoestima e baixa autoconfiança, pois em ambos os casos é necessário que isso seja trabalhado. A criança que é autoconfiante não precisa agredir para se sobrepor, da mesma forma que o agredido precisa se de um pouco mais de confiança para encarar a vida. Então quando uma criança pratica o Jiu-Jitsu, por exemplo, ela começa a perder a necessidade de se colocar em conflitos, quaisquer sejam eles.

Ainda de acordo com Alexander Souza, pai do Arthur, “passei por várias psicólogas e acabei descobrindo o caminho. Mais do que a tranquilidade por ele se defender, tenho a certeza do equilíbrio que ele é capaz de manter. Acho que o equilíbrio é o ponto forte nas lutas, inclusive para não utilizar de violência. Só a autoconfiança que ele aprendeu com defesa pessoal já gera essa tranquilidade que eu tenho como pai”, argumenta.

Clique Aqui Para Ganhar Seu Bônus de 3 Dias de Free Pass na TN!

Como a metodologia Team Nogueira vai ajudar ao seu filho em todas as esferas de sua vida:

Seria muito mais interessante e teria um impacto muito melhor na vida dessas crianças se elas estivessem em um programa de artes marciais. As habilidades que estas crianças poderiam estar absorvendo, os exercícios que estariam fazendo, a confiança que você ajudaria a construir, como pais, nas aulas de artes marciais não tem preço.

Por muitas vezes os pais saem para trabalhar e as crianças ficam sozinhas em casa, então que tal que elas estejam interagindo e socializando com outras pessoas da idade dela e ainda por cima aprendendo uma arte marcial que poderá se tornar uma profissão, quem sabe, um dia? Ou até mesmo o aspecto da autodefesa nas que por si só já é uma mudança de vida incrível?

Aproveite a semana do dia das crianças e traga o seu filho para experimentar a filosofia das artes marciais sem compromisso. Toda a rede de franqueadas da Team Nogueira está lançando o Aulão Kids em comemoração ao Dia das Crianças e a única coisa que você precisa fazer é comparecer para aproveitar este dia especial que estamos preparando para a sua família. Clique no link abaixo para mais informações.

Clique Aqui Para Ganhar Seu Bônus de 3 Dias de Free Pass na TN!

 

Depoimento de Mãe Sobre Como as Artes Marciais Mudaram a Vida dos Seus Pequenos:

administrador