Como as noites mal dormidas podem prejudicar o seu desempenho na academia

Noites mal dormidas podem atrapalhar o rendimento de quem pratica atividades físicas. A insônia causa diversos danos à saúde, portanto, o sono é uma questão importante para quem realiza qualquer tipo de exercícios físicos, principalmente os mais moderados a intensos, como no caso do Cross Combat da Team Nogueira.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, ABS, “a privação de sono, mesmo que de apenas 45 a 60 minutos por período de sono de uma semana, causa alterações psíquicas e neurocognitivas significativas que nem sempre são percebidas pelo portador. As alterações psíquicas agudas mais comuns são irritabilidade, redução do vigor com fadiga e sonolência excessiva, cronicamente podendo levar a depressão e a ansiedade. Entre as alterações neurocognitivas estão: vigilância, rendimento nas tarefas relacionadas com atenção, concentração, processamento de informações, consolidação de memória de curto prazo, cálculos matemáticos, resolução de tarefas complexas mais longas e tarefas motoras como tempo de reação e condução de um veículo. Portanto, indivíduos com privação de sono ficam mais propensos a erros e a acidentes.”

Quem se priva de ter uma boa noite de sono ou não consegue fazê-la por conta de doenças como a insônia, deve procurar imediatamente um especialista para que a situação não continue a se desenvolver de uma maneira negativa. Os atletas amadores e profissionais que não dormem bem não conseguem um bom desempenho durante os exercícios na academia justamente porque os rendimentos em suas tarefas diminuem, além de uma notável baixa do vigor oriundo da fadiga que uma noite mal dormida pode proporcionar.

Sendo assim, podemos concluir que “dormir bem é tão importante quanto buscar alimentação saudável e praticar regularmente exercícios físicos. Quem quer ter boa saúde e melhor qualidade de vida não deve privar-se de sono!”, ressalta a Dra. Rosa Hasan – neurologista e membro da ABS.

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Preparando o corpo para dormir: Veja como evitar a insônia:

É importante que você prepare o seu corpo para entender que está chegando a hora de dormir. Exatamente por este motivo que o ideal é que não se pratique uma atividade física tão tarde assim, pois por mais que pareça que você vai conseguir dormir mais rápido, pois o corpo estará cansado.

Marcio Atalla, em seu livro ‘A Sua Vida Em Movimento’, ressalta que “A atividade física intensa no período que antecede até quatro horas o momento de dormir pode atrapalhar, sim, a qualidade do sono. Por vezes, podemos achar que foi bom, que ficamos cansados após o exercício e que atingimos mais rapidamente um sono mais profundo. Na verdade, muito exercício perto da hora de dormir interfere no fluxo de nosso sono, impedindo que sua função reparadora seja bem executada. O corpo não consegue se manter na fase de sono conhecida como REM – sigla para movimento rápido dos olhos, em inglês. É nesse momento que a atividade cerebral fica mais rápida e temos o maior relaxamento muscular. À noite, prefira atividades como caminhada, alongamento e treinos moderados. Preservar o sono é essencial para nossa saúde física e mental”, avalia o professor de Educação Física.

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Além desta dica, podemos destacar também:

  • Evite dormir com a televisão ligada em som alto.
  • Navegar pela internet antes de dormir na cama pode lhe tirar o sono.
  • Jogos online antes de dormir pode fazer você ficar ansioso e não conseguir dormir bem.
  • Tente tomar um banho quente relaxante antes de ir para cama.
  • Tomar chá é bom, mas não tome o chá errado. Procure saber os tipos de chás que ajudam a desacelerar e não potencializar o seu metabolismo.
  • Para algumas pessoas escutar um som relaxante pode ajudar, há diversos aplicativos de celular que ajudam neste aspecto.

Até mesmo para quem pratica o Cross Combat na Team Nogueira, ter uma boa noite de sono é essencial. Isso porque os exercícios propostos pelo funcional inspirado em movimentos de artes marciais já são intensos e exigem muito do condicionamento físico do praticante, então nada mais importante que a pessoa esteja 100% pronta para encarar os desafios propostos pelos nossos preparadores físicos.

Você que gosta de praticar atividades físicas e não quer nem saber de ser sedentário, sabe muito bem que tão importante quanto malhar e aumentar a sua massa muscular é ter a sua hora de descanso. Temos a certeza que se continuar seguindo estas dicas e praticar o Cross Combat, a sua perfomance irá melhorar exponencialmente.

E para você que ainda não conhece o Cross Combat da Team Nogueira, fica aqui o nosso convite para participar de 3 dias de aulas gratuitas em qualquer uma de nossas franquias a fim de experimentar as nossas aulas.

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