COLUNA ROGERIO MINOTOURO: A Importância do Momento do Mestre na Metodologia de Ensino Team Nogueira

COLUNA ROGERIO MINOTOURO: A Importância do Momento do Mestre na Metodologia de Ensino Team Nogueira

Hoje eu quero falar sobre um grande projeto que iniciamos na Team Nogueira há alguns anos. Vou citar uma série de filmes de artes marciais mais assistidos de todos os tempos que eu era fã na minha fase de infância e me influenciou a gostar de artes marciais: Karate Kid.

Era interessante ver as lutas do Daniel San, mas a melhor parte era a preparação, ver o senhor Miyagi ensinar lições em que se passava valores como confiança, persistência, coragem para o seu pupilo.

Com o crescimento das competições a arte marcial ficou focada em resultados e essa filosofia perdeu um pouco em algumas academias e eu como um artista marcial, visitei o Japão por diversas vezes e acredito muito na influência positiva que filosofia da arte marcial aliada a um estilo de vida saudável pode realizar.

O Mestre é uma grande ferramenta de mudança na vida das pessoas, para isso acreditamos que reconhecer o professor como um mestre, o status do Mestre tem que ser construído com uma relação de respeito e confiança através de valores fortes.

Clique Aqui Para Ver Outros Artigos do Nosso General Minotouro!

 

Passar para o alunos uma palavra de um mestre é extremamente importante porque ele vai usar isso durante toda a sua vida.

MOMENTO DO MESTRE  é um ritual que criamos na Team Nogueira durante todo o fim de aula e, hoje, já faz parte da nossa metodologia de ensino, pois é um projeto que tem como principal objetivo inserir um programa estruturado de valores importantes durante as aulas de artes marciais. Para as crianças, jovens e adultos este momento é onde eles podem apreender a verdadeira filosofia das artes marciais, com tais valores:

  • Confiança
  • Trabalho em Equipe
  • Compaixão
  • Confiabilidade
  • Cortesia
  • Disciplina
  • Espírito Esportivo
  • Empatia
  • Perseverança
  • Personalidade
  • Responsabilidade

Tem um tema que foi passado em março na academia e eu particularmente gosto muito, fala da CONFIANÇA, pois entendemos ser muito importante trabalhar a autoestima elevada ou seja,  como a pessoa se ver, uma autoimagem positiva vai influenciar em como a pessoa enxerga o mundo, a atitude que ela vai ter diante das dificuldades, pois acreditamos que esse programa pode fazer com que uma criança ou um adulto procure atividades que os capacitem a aumentar a sua qualidade de vida. Sem a CONFIANÇA, jovens, adultos e crianças não são capazes de sair da sua zona de conforto e buscar novos meios de aumentar sua saúde, dar-lhes novas oportunidades, sair do sedentarismo e enfrentar os problemas do dia a dia, desde o mais simples até os mais complexos.

Decerto, a CONFIANÇA é essencial para o convívio do ser humano em sociedade, portanto, escolhemos este como um dos temas trabalhados no Momento do Mestre

O nosso programa de valores está disponível para ser usado em todas as nossas academias e toda criança, jovem em formação e adultos podem ter acesso a esse programa. O programa  é algo que transcende o âmbito esportivo, vai muito além da arte marcial como atividade física e é por isso que é mais  uma ferramenta de transformação social, cultural e sobretudo psicológica.

Nossos professores têm grande experiência e trabalham com atletas de alto rendimento e com pessoas que só estão na academia para melhorar sua qualidade de vida. Desde crianças com 4 anos de idade a até adultos e idosos  com sessenta anos ou mais. Todos, sem exceção, sofreram mudanças significativas e positivas de qualidade e estilo de vida, pela cultura que as artes marciais proporcionam e todos os valores que agregam.

A autoconfiança e o autocontrole são temas que vão ser trabalhados no tatame de uma forma que o praticante passa a ser uma pessoa mais segura e tolerante. A vivência do treino e das situações passadas nele criam ferramentas para que seus praticantes sintam-se mais preparados para lidar com as pressões e frustrações da vida fora do tatame também. Concluímos que toda criança e o jovem deveriam estar em salas de aulas treinando arte marcial e recebendo um programa de valores como este. A nossa intenção é ensinar esses valores para a criança desde cedo. Isso o fará um adulto mais confiante e preparado, sendo um diferencial para encarar a vida de frente. Pode ser um atleta de alto rendimento na final do campeonato mundial ou alguém disputando uma vaga concorrida em uma entrevista de emprego. Já tivemos  casos de crianças que chegaram a nossa academia  e já eram tratados como casos perdidos por conta de seu comportamento, falta de disciplina e concentração. Com o sistema de aula e programa de valores como ferramenta  que proporciona para aquela criança se descobrir e entender o seu papel no grupo e na família elas foram transformadas.

Mulheres que chegaram na academia com baixa  autoestima e conseguiram uma autoimagem positiva e perder peso, se manter magra, em excelente forma física e aumentar a autoestima também ocorre com muita frequência.

Procuramos em muitos  casos uma mudança significativa no comportamento das crianças, tanto na escola, quanto em casa com seus familiares. Alguns professores da escola  das crianças indicam  a nossa  academia porque conhecem o  nosso trabalho e notam a mudança no comportamento das crianças, enxergaram na Team Nogueira uma rede de academias com um bom programa de valores que poderá transformar uma criança agressiva e indisciplinada em um aluno prestativo e controlado.

Clique Aqui Para Ver Outros Artigos do Nosso General Minotouro!

administrador