COLUNA ROGERIO MINOTOURO: É preciso educar os filhos sem medo

COLUNA ROGERIO MINOTOURO: É preciso educar os filhos sem medo

É impossível se criar uma criança sozinho neste mundo cada vez mais conectado. Muito embora a gente tente, sabemos que a televisão, amigos e a internet vai influenciar de certa forma na educação dos meus filhos.

Às vésperas da chegada do Romero, eu que já sou pai de uma menina linda e um rapazinho, me pergunto quando é que foi que nós, adultos e pais, perdemos o controle e começamos a buscar aprovação dos nossos filhos ao invés deles buscarem à nossa.

Ando refletindo muito sobre isso porque eu gosto de estar presente na educação dos meus pequenos e até mesmo eu às vezes caio neste ciclo vicioso de querer ser o herói das minhas crianças, de buscar por esta aprovação incessantemente. Então, quando eu me percebo nesta situação eu paro um pouco, recuo duas casas para avançar quatro.

É preciso dizer não por mais que cheguemos em casa cansados de um dia inteiro de trabalho e tudo o que desejamos é o sorriso dos nossos filhos…  Acabamos deixando uma coisa ou outra passar para não contrariar, para não parecer que somos ‘maus’ o tempo todo.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

 

A gente precisa educar sem medo, dizer não quando for preciso porque isso é mostrar para eles (nossos filhos) que tudo tem limites e que precisamos respeitar o espaço do outro. Afinal de contas, a responsabilidade de educar a quem amamos é somente nossa, pois não podemos atribuir esta missão a ninguém. Se nós trouxemos ao mundo, precisamos mostrá-los os caminhos certos para que eles possam fazer boas escolhas na vida.

Muito importante educar com consciência porque é isto que prepara para vida. Enquanto tivermos medo e receio da reação dos nossos filhos, estamos presos à aprovação deles.

Sim, de vez em quando vamos ser os ‘vilões’ da história. Eles vão ficar de mal, mas o grande legado da sua educação virá quando ele for um adulto cheio de valores, honesto e capaz de educar tão bem os seus netos e netas, assim como você o fez um dia.

Pense nisso! Vamos educar sem medo, o futuro da sociedade depende das sementes que estamos plantando agora mesmo, neste exato momento!

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

administrador