Por que devo fazer uma avaliação física? Por Jefferson Barboza

Por que devo fazer uma avaliação física? Por Jefferson Barboza

A avaliação física é um exame do seu panorama físico atual. Essas informações são indispensáveis para nortear o seu professor na hora de criar o seu programa de exercícios. Quanto mais informações ele tiver, mais personalizado será o seu treinamento.

Você vai começar a atividade com a carga de esforço (volume x intensidade) ideal para o momento, evoluindo gradativamente e contribuindo para que seus objetivos sejam atingidos de maneira mais rápida e correta. Isso só será possível com uma avaliação física feita por um profissional qualificado.

Outro ponto importante para desenvolver o melhor treino para você é conhecer todos os seus pontos fortes e fracos, além de saber se existem fatores de risco. A avaliação física vai levantar todo o seu histórico de doenças e de sua família, assim como lesões anteriores e desvios posturais significativos.

Tudo isso será apontado na avaliação física, através dos seguintes exames:

  •  Anamnese: entrevista para identificar o histórico pessoal, problemas de saúde, restrições médicas, uso de medicamentos e objetivos do aluno.
  • Antropometria: exame para conhecer as medidas corporais como peso, altura e perimetria.
  • Composição corporal: através do compasso de dobras cutâneas, poderemos identificar seu peso magro e de gordura.
  • Análise postural: identificar possíveis desvios de postura, além de desequilíbrios musculares.
  • Com que frequência devo ser avaliado(a) ?

Periodicamente, o seu professor vai requisitar uma nova avaliação física para monitorar a evolução do seu treinamento. Ao comparar com os resultados anteriores, ele avaliará o desenvolvimento do treino e fará alterações no seu programa de treinamento de acordo com sua evolução, variando exercícios, intensidade, volume, frequência e estabelecendo novas metas para a próxima etapa.

Como você viu, a avaliação física não é uma mera formalidade para dar início aos seus treinos. Ela é um importante meio de conhecer o aluno, antes e durante as atividades, contribuindo para que o programa atenda a todas as suas necessidades e que você possa alcançar seus objetivos de maneira saudável.

Jefferson Barboza é Licenciado a Bacharel em Educação Física, Pós graduado em Treinamento Desportivo e em Fisiologia Humana e Prescrição do Exercício. Técnico em Biomecânica e Cinesiologia | Cref 039398-G/RJ

administrador