#SEXTOU! Hora de descansar…

#SEXTOU! Hora de descansar…

Por muitas vezes o atleta não sabe ou ignora que precisa descansar. Isso porque ele fica tão tenso com as suas lutas e competições que acha que treinar até a exaustão trará mais e melhores resultados.

Mas, até os atletas precisam ‘sextar’!

O overtraining é o pior inimigo dos treinos intensos isso porque se trata de uma condição que o corpo chega depois de fazer mais exercícios que aguenta, sendo assim, este excesso de exercícios pode resultar em cansaços anormais, irritabilidade, ansiedade, tremor das mãos, sede, insônia, perda de força, dores de cabeça, depressão e até mesmo contusões e resfriados frequentes, prejudicando o desempenho.

E o pior de tudo: o atleta que não respeita o seu período de descanso, pode ter que parar por duas semanas ou mais até que o seu corpo se recupere e volte ao seu estado normal.

De acordo com o educador físico e especialista em fisiologia humana e prescrição do exercício, Jefferson Barboza, as consequências disso são distúrbios osteomioarticulares, hormonais, psicológicos e possível insuficiência do sistema imunológico.

As causas fisiológicas são:

  • Aumento dos níveis do cortisol (hormônio do estresse)
  • Déficit na ingestão de carboidratos e proteínas;
  • O catabolismo (reações de quebra de moléculas para produzir energia) supera o
    anabolismo (reações de síntese de substâncias)
  • Estresse do sistema nervoso central provocando distúrbios hormonais
  • Tempo insuficiente para reparar os micro-traumas no músculo provocados pelo exercício

Tratamento:

O tratamento do overtraining é obrigatoriamente a redução imediata do treino ou em casos extremos, a interrupção da atividade física. Na busca de bons resultados, o atleta deve ter acompanhamento de um médico, um profissional de educação física, um nutricionista e também um fisioterapeuta. Caso o diagnóstico de overtrainig seja confirmado no início, o tratamento reverte o quadro em poucas semanas.

Aproveite a sexta-feira e o final de semana com moderação! Os excessos são sempre ruins para quem pratica artes marciais ou malha.

 

Faça uma Aula Experimental na Team Nogueira

administrador