COLUNA Rogério Minotouro: Eu penso no meu trabalho 24 horas por dia, isso é bom ou ruim?

Até quando estou dormindo eu sonho com o meu trabalho. Outro dia eu vi uma palestra que falava que o trabalho deve ser o parque de diversão dos adultos e que apenas 18% das pessoas trabalham com este propósito e mais de 82% das pessoas no mundo trabalham sem um propósito elaborado e isso acaba gerando estresse… E, não sei se você sabe, mas as doenças geradas por estresse são as maiores causadoras de óbito.

Resumindo, as pessoas estão morrendo de trabalhar…

Será que o grande segredo da felicidade é as pessoas fazerem o que realmente amam e trabalhar com um propósito? Pois, assim você não sente que está trabalhando tanto… Talvez seja esta a solução!

Mas se você parar para pensar,  mesmo fazendo o que você realmente ama pode ser que não consiga se dedicar 100% a esse trabalho, não é mesmo? E que por muitas vezes acaba fazendo o que não gosta porque precisa bater metas e concluir projetos.

E onde fica o tempo que você precisa ter para você, para sua família, para sua saúde e para se desligar um pouco do trabalho ?

Muitas vezes estamos em um lugar conectado na internet e ligado em outro lugar. Muitas vezes estamos vivendo um problema que não aconteceu , por antecipação, e não conseguimos ter clareza mental para focar e tentar resolver.

O acúmulo de trabalho e de estudos nos deixa confusos e não conseguimos sair de determinadas situações… Na arte do Jiu-Jitsu é muito comum você estar numa posição de completa desvantagem, numa posição muito ruim mesmo, e, a meu ver, a melhor saída é você não se desesperar, tem que ter paciência, respirar, parar e pensar para trabalhar a fim de tentar sair daquela posição de desvantagem e virar o jogo. É como um jogo de xadrez!

Eu procuro usar o Jiu-Jitsu na minha vida fora do tatame…

Um exemplo clássico do Jiu-Jitsu que você pode aplicar no trabalho é quando você está em uma posição desconfortável e precisa ter clareza para pensar, raciocinar para encontrar as melhores ideias para mudar esta pressão para conquistar uma meta difícil.

Na minha vida de lutador, eu viajava muito com o meu irmão e gastávamos muito tempo dentro do avião ou nos aeroportos.  Que eu me lembre, acho que fui para o Japão umas 30 vezes , era uma viagem estressante, 24 horas de voo e umas 4 horas de escala para fazer o tempo passar…

Atualmente as pessoas não tem tempo para nada, estão no WhatsApp , passam muito tempo no celular e se distraem com coisas diferentes, hoje, muitas vezes quando eu quero falar com uma pessoa ao lado mando uma mensagem, mesmo quando ela se encontra na cadeira do lado!!!

Hoje em dia as pessoas não estão vivendo o presente, não vivem o momento, não dão atenção para as outras pessoas que estão por perto e isso é muito ruim para os relacionamentos, pois não temos mais tempo para quem está por perto.

Eu vou confessar um coisa para você , além de ter sido destaque como atleta ,  hoje em dia a minha maior glória é poder passar essa mensagem a todos vocês. Dê 100% em tudo que você estiver fazendo, confie a sua presença, tenha muito foco. Eu mesmo preciso trabalhar isso em mim, todos nós precisamos.

Afinal de contas, é preciso trabalhar mais do que o necessário ?

Se você trabalhar só o necessário não vai se destacar no meio de trabalhou ou perante a concorrência?

Seja em qualquer profissão, é preciso ter foco, pois é o foco que vai te diferenciar dos demais… Para ser um melhor pai, melhor mãe, melhor marido ou na sua profissão é preciso ter foco! Este equilíbrio emocional que vai fazer toda a diferença. E nem sempre este foco tem a ver com quantidade, mas sim com qualidade de uso do tempo que você tem para aquela determinada coisa.

Nas artes marciais se faz o cumprimento no tatame, pois estamos em local sagrado e você vai ter que doar 100% do seu foco lá e isso vai fazer com que você se esqueça de todos os seus problemas e buscar perfeição. Nós cumprimentamos o adversário para agradecer que ele esteja doando o seu melhor ali para a gente melhorar juntos.

Faça de toda a sua vida um grande tatame e agradeça a todos os dias que você ainda tem tempo para sair desta zona de conforto e encontrar o seu melhor onde quer que você esteja, o que quer que seja que esteja fazendo! E tente se lembrar que cada coisa tem o seu tempo e lugar! Oss

administrador